Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, amada por Ele, e eternamente grata por sua misericórdia

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Inovações Tecnológicas

Inovações Tecnológicas


O termo tecnologia está relacionado com conhecimento técnico e científico direcionado para a criação de ferramentas, processos e materiais. Sua história é intríseca à da humanidade, já que associa-se ao uso de ferramentas e métodos que objetivam facilitar a vida do homem.
Para Slack a tecnologia pode ser conceituada como um conjunto de máquinas, equipamentos ou dispositivos que ajudam as operações a transformar seus materiais, informações ou consumidores.
Podemos considerar que a inovação tecnológica é toda novidade implantada por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. A inovação tecnológica deve estar ligada à implementação de produto e/ou processo novo (ou substancialmente aprimorado) para a empresa, não sendo, necessariamente, novo para o mercado ou para o setor de atuação da empresa. A empresa pode mudar seus produtos, seus canais de acesso aos clientes, seus processos, sua estrutura organizacional, sua marca, suas políticas, seus planos, seu jeito de agir, sua cultura, seu nome, sua área de atuação dependendo das necessidades clientes, e do perfil valorizado pelo mercado atual.
Uma gestão alinhada estrategicamente à tecnologia pode obter vantagens competitivas através de reduções de custos, melhorias de qualidade, reduções de prazo de entrega, melhor resposta aos clientes, máximo aproveitamento, minimização do retrabalho e desperdícios diminuídos. Novas tecnologias de produção, portanto, podem acabar sendo a solução para a busca da excelência de custos, e graças a isso a aplicação do “Just-in-Time” ( JIT), “Total Quality Control” ( TQC), “Computer Aided Design” (CAD), “Computer Aided Manufacturing” (CAM), “Flexible Manufacturing System” (FMS), “Computer Integrated Manufacturing” (CIM), e tantas outras tecnologias avançadas de produção vem se intensificando e ganhando notabilidade dentro do ambiente organizacional. É nesse novo cenário que se identifica a necessidade de se desenvolver uma forma de integração conceitual e sistêmica entre os processos de controle gerencial e de gestão de manufatura (Nakagawa, 1993).
O atual contexto econômico do país atrelado ao incessante surgimento de novos conceitos, instrumentos e produtos no mercado concorrencial obrigam os gestores a adaptarem as estruturas internas de suas empresas e a aperfeiçoarem os métodos de gestão global, acompanhando o acelerado ritmo da inovação tecnológica e garantindo o espaço em meio a essas inovações. Os custos de investimento em inovações tecnológica na maioria das vezes são bastante elevados, mas podem garantir que os consumidores reconheçam a superioridade dos produtos e serviços da empresa.


Autoras: Elizangela Almeida e Moara Lessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário